“De cave a casa”

Por Ana Antunes

A Catarina e o Diogo que esperam o primeiro filho e vivem na cave de uma casa da família, um espaço promissor mas sem condições para esta jovem família. Transformámos então esta cave numa casa.

Foi sem duvida um projeto desafiante, era importante definir zonas pensadas especificamente para as necessidades deste casal, como a cozinha, a zona de refeição, a sala e dois quartos. Ou seja, criar as divisões necessárias para podermos chamar a este espaço de casa.

Um dos maiores desafios deste espaço era criar divisões sem tirar a pouca luz natural que existe, os quartos são as únicas zonas fechadas com uma solução que não são paredes, é uma estrutura com impacto visual na decoração em vidro com molduras em preto, para deixar a luz passar mas que ao mesmo tempo dá alguma privacidade.

O branco como cor predominante em espaço todo era fundamental porque tem pouca luz e um pé direito muito baixo. É uma tela branca que deu luz ao espaço e foi também a base dos apontamentos de cor.

Cozinha branca e neutra com um apontamento de destaque numa das paredes com pastilha preta. Esta divisão conta também com pormenores em preto, como os móveis superiores na parede do fundo para dar dinâmica à cozinha e mais profundidade.

No quarto de casal demos destaque à parede da cabeceira, uma parede trabalhada com textura e que apesar de ser branca cria um jogo de luzes e sombras.

O papel de parede no quarto do bebé é visto da sala, foi então enquadrado quase como se fosse um quadro. Tudo nesta decoração tem que ser visto como um todo, pois os espaços visualmente ligam-se entre si.

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.