“A preto e branco”

Por Ana Antunes

Joana e Daniel, os candidatos deste episódio, concorreram ao Querido porque vivam numa casa em obras com uma bebe que nasceu durante a pandemia. Há 3 anos compraram esta habitação que se encontrava praticamente em ruínas, o Daniel idealizou a moradia e propôs-se a reconstrui-la, no entanto chegaram a um ponto de saturação que decidiram pedir-nos ajuda para esta obra inacabada, e candidataram-se com o quarto da Matilde como prioridade. Não pudemos deixar de fazer a surpresa de renovar também o quarto deste casal. A primeira fase da nossa obra tinha que começar claro por preparar paredes e tetos que se encontravam em gesso cartonado. 

O quarto do casal é inspirado num quarto de hotel onde a casa de banho e o quarto convivem harmoniosamente. Os elementos interligam-se entre os dois espaços, por isso o revestimento cerâmico teve aqui um papel muito importante, as peças cerâmicas que revestem a casa de banho entram pelo quarto num apontamento junto à cama.

Sendo um quarto, a zona da cama deve ter sempre um destaque maior, é o que acontece com esta cabeceira idealizada por Ana Antunes. Foi criado um painel avançado para criar proximidade e destaque, num padrão riscado a preto e branco, para reforçar a verticalidade por termos um pé direito baixo. Os nichos foram revestidos com um papel de parede preto texturado; e os painéis de vidro canelado fazem de biombo para resguardar um pouco a vista para a banheira que está à entrada (suportado com painéis pretos de madeira).

É um espaço neutro a nível de cor, já contem o orgânico das manchas do cerâmico, um papel de parede texturado e o contraste do branco e do preto, portanto, há vários pontos que introduzem vida sem introduzirem cor. Tudo isto é conjugado com o quente da madeira.

O quarto não foi só pensado para a Matilde mas também para a irmã que de vez em quando está com eles. Este espaço foi pensado para ser intemporal e acompanhar por muitos anos o crescimento da bebé. O quarto foi literalmente todo embrulhado em papel de parede, um com uns desenhos a preto quase como se fosse desenhado a carvão e o outro em baixo, texturado como se fosse uma palhinha que dá conforto. Tal como no quartos dos pais, o preto e o branco predominam e há uma ausência de cores fortes.

One thought on ““A preto e branco””

  1. Muito bonito. Sublime. No entanto agradecia se me informavam qual a morada onde me poderei candidatar ao “Querido Mudei a Casa” .Obrigado

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.