Por Rita Glória
Neste episódio tivemos uma grande missão em mãos, um grande desafio: os pais da Maria candidataram-se ao Querido com o quarto da filha, a Maria que, num treino de ginástica, ficou tetraplégica. A Maria é menina cheia de força para recuperar, no entanto quando ela regressasse a casa o seu quarto não estaria preparado com as condições necessárias para a receber. O quarto dos pais da Maria é o maior da casa e também está ao lado de uma casa de banho, por isso decidiram que este seria o melhor quarto para a filha. A casa de banho está também não estava preparada para receber a Maria, então a nossa decoradora, a Rita, pensou o projeto de forma a demolir a parede que separar as duas divisões e criar um quatro com casa de banho adaptada a mobilidade condicionada com acesso direto. Foram estudadas várias opções até encontrar o layout perfeito dos dois espaços e de forma a se conseguir ter o acesso total a todas as zonas. Não foi uma obra habitual no Querido, teve uma cariz técnica muito específica que nos nosso habituais fornecedores não têm este tipo de materiais.
Todo o mobiliário, loiça sanitária e até portas tiveram medidas especificas mas tudo o resto é um quarto de uma menina. A peça central dos quartos é a cama mas uma cama articulada não tinha a estética do quarto, então foi vinilada em tons pastel.
Como o mobiliário teve que ser colocado a uma altura mais baixa, foi pintada uma barra no cimo da parede em toda a volta do quarto num tom de azul acqua para preencher mais o espaço, o restante das paredes tem um suave tom de cinzento. As paredes da casa de banho foram pintadas de salmão claro, para não ser só uma típica casa de banho, esta está aberta para o quarto então a decoração flui de uma divisão para a outra. Toda a decoração foi em tons pastel, como a Maria gosta mas com inspiração no estilo Memphis, um estilo que surgiu nos anos 80 em oposição aos estilo decorativos da altura, que tinha como influencia as formas geométricas do estilo Art Déco, a paleta de cores da Pop Art e da estética incomum do Kitsch.