Por Gonçalo Chen
A Márcia Almeida candidatou-se ao Querido depois de se ter mudado para a casa do companheiro após ele ter sofrido um acidente. A casa pertencia ao Tó Zé e à ex-companheira e, neste momento, a decoração não se adequa ao novo casal. A sala é a divisão que onde a família se reúne e foi com esta divisão que a Márcia que candidatou, também de forma a proporcionar mais conforto na recuperação do companheiro.
O ponto de partida era mudar tudo, para isso o nosso decorador agarrou-se a um tema. O candidato tem origens africanas e a viagem que Márcia mais gostou foi a África, então aqui encontrou um ponto em comum para desenvolver o conceito do seu projeto. Juntou vários tons de terracotta com diversas intensidades que, com o branco, a madeira, materiais naturais, alguns apontamentos em preto e também uns animais a “espreitar”, fez o tema estar presente nos detalhes.
Como tão bem sabemos, as lareiras quase nunca permanecem as mesma nas mãos dos Queridos, e esta não foi excepção. O nosso decorador convidado desta temporada, Gonçalo Chen, fez um grande make over desta lareira, tornou-a orgânica, com formas arredondadas. Esta foi a tarefa destacada a mais difícil do projeto.
Dessa parede surge um ripado de madeira de cor carvalho de onde emerge um cubo de tom coral claro. A pintura desta parede e do teto cria um foco com um jogo de luzes e sombras junto à janela. Todas as restantes paredes são brancas para deixar o espaço “respirar”, à excepção da parede que abraça a zona de jantar. Aproveitando os recantos desta parede, Gonçalo cria, com profundidades distintas, dois momentos com dois papeis de parede, um retro em tons terracotta e o outro num tom neutro onde colocou pratos que servem de decoração.
A mesa de jantar foi personalizada, tornámo-la maior colocando um tampo de medidas superiores ao existente e colocamos ainda um vinil nas cores da decoração. Na varanda, abundante em luz natural, foi criado um espaço de trabalho contíguo à sala adaptado ao Tó Zé.