“Uma cozinha para todos”

Por Rita Glória

A candidata desta semana chama-se Cláudia Mendonça, é enfermeira e desde o início que tem estado na linha da frente no combate à pandemia, o que a obrigou a estar afastada da família por um largo período de tempo. Com tudo isto suspendeu o sonho de renovar a cozinha da casa compraram recentemente, agora que o pior já passou quis presentear-los com esta renovação.

Foi escolhida a cozinha por ser uma das zonas sociais da casa e o ponto de ligação entre o interior e o exterior. É um espaço bastante grande que requeria muitas tarefas, das quais uma demolição. A divisão ao lado da cozinha era uma sala de jantar e, no projeto de Rita Glória, fazia sentido estes espaços fundirem-se. A demolição permite um novo layout com uma zona de refeições e uma ilha, tal como a nossa decoradora idealizava, totalmente contemporânea e alegre.

A cozinha e a sala tinham azulejos bastante antiquados que não se enquadravam na nova decoração. As paredes que tinham azulejo e que não levaram o novo cerâmico foram revestidas por gesso cartonado. No espaço entre móveis da cozinha o cerâmico colocado tem formato hexagonal, cada peça adquiria a característica de mate e brilho. O pavimento que foi aplicado em todo a divisão foi um cerâmico a imitar madeira.

O cinza claro foi a base de toda a decoração, mas o verde menta foi a cor escolhida para abraçar este espaço, criando um bonito contraste entre as duas cores. Os móveis inferiores da cozinha em azul/esverdeado e os superiores (móveis abertos e móveis fechados) em madeira trazem uma homogeneidade a todo o ambiente, e pormenores pretos e dourados complementam-nos.

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.