“Viagem cultural numa decoração moderna”

Por Rodolfo Galvão

Amara e Letícia são irmãs e, com o pai como cúmplice, candidataram-se com a sala para surpreenderem a mãe Filomena, que não fazia ideia de nada. 

A decoração da divisão tem 20 anos, desde que estão nesta casa. Ao longo do tempo muitas coisas foram adquiridas, desta forma percebemos que uma das características da Filomena é a “fobia” ao vazio, que preenche com diferentes móveis, pequenos objectos e uma grande quantidade de plantas. Aqui demos a oportunidade do velho sair para o novo entrar. Sabendo que esta mãe tem alguma resistência a mudanças mas que no entanto este já não era um ambiente agradável para a família, isto traz uma responsabilidade acrescida ao nosso decorador e aos Queridos, porque na verdade, a candidata gostava da sua sala. A nossa missão foi fazer com que quem goste do espaço assim goste ainda mais da nova decoração.

Estamos perante um espaço amplo, no entanto com uma decoração pesada e com excesso de objetos. A maior meta aqui era transformar totalmente esta sala tirando tudo o que está a mais e mantendo coisas que a candidata goste, nomeadamente as plantas, para deixar a personalidade da Filomena transparecer.

O ambiente da decoração leva-nos um bocadinho a Cabo Verde, numa viagem cultural, mas indo ao encontro de uma decoração moderna, contemporânea e com muita personalidade. Foi um projecto arriscado e arrojado, que se adora ou se odeia.

O azul cobalto e o verde esmeralda por serem as cores favoritas da candidata são as cores predominantes no espaço – estas vão estar sempre interligadas pelas tonalidades dos papeis de parede e pela decoração. Temos um papel de parede com vários tons de azul, com o desenho de penas que nos remete para um ambiente mais tropical; este é conjugado com outro papel de um tom azul mais escuro para dar um apontamento mais clássico, para não criarmos um ambiente completamente tropical. Estas cores sãos complementadas com o branco para suavizar e com o requinte dos dourados. Num espaço com tanta personalidade era importante que o pavimento tivesse uma cor neutra também para suavizar o ambiente.

Na fase final da decoração não foi esquecido o quanto as plantas seriam importantes na decoração. Numa divisão deste tamanho e para complementar claro toda a decoração, foram aplicados diversos pontos de luz, estes ajudam a criar vários ambientes e proporcionam um ambiente geral mais acolhedor.

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.