Por Ana Antunes
A amizade foi sem dúvida o mote deste episódio, a Soraia quis surpreender a amiga Vanessa, mãe solteira de 3 filhos. A Soraia tem uma família jovem e as divisões estão completamente desatualizadas, com móveis escuros e com um aspeto bastante impessoal e antiquado. Candidataram-se com a cozinha que, por sua vez está aberta para a casa de jantar e esta também com ligação para a sala de estar. Então fazia todo o sentido renovar estes três espaços, que foram em termos estéticos abordados como um só. É um espaço grande mas com alguns problemas estruturais, então Ana Antunes procurou criar um projeto cheio de conforto e harmonia, um refúgio para a nossa candidata.
Todas as paredes têm um tom bege suave que são conjugadas com apontamentos da pintura a preto, como as aduelas dos arcos, rodapés e rodateto, este detalhe faz os tons pastel sobressaírem. A nossa decoradora aproveitou os arcos existentes para se inspirar para a decoração das divisões, inspirando-se na Arte Deco mas numa versão modernizada.
Cozinha: Alguns dos azulejos já existentes foram tapados com os móveis da cozinha, os restantes foram cobertos com gesso cartonado e este posteriormente pintado. O lava louça e tido como a peça irreverente e sofisticada do espaço, sendo complementada com a torneira e puxadores também em dourado, e é o dourado que, em pormenores, vai também ligando a decoração dos espaços entre si. Os móveis tem um tom bege muito claro, criando uma cozinha monocromática, quase toda do mesmo tom e foi mantido o layout já existente. Foi também reforçada uma zona de arrumação por baixo da bancada.















Sala de jantar: Na parede do fundo, entre dois frisos pretos, foram colocados espelhos, desta forma o ambiente torna-se visualmente mais amplo, pois todo o espaço é refletido. As linhas circulares e orgânicas vindas da Arte Deco estão aqui presentes, assim como os pequenos detalhes em preto que fazem o bege e o rosa sobressair, como acima referido. Podemos observar também os pormenores dourados que vão acompanhando a decoração dos três espaços.















Sala de estar: À semelhança da parede de destaque da sala de jantar, na parede oposta da sala de estar, foram colocados, simetricamente, também dois frisos, mas nesta divisão em vez do espelho temos um papel de parede, que parece quase um quadro, criando um momento contemplativo. Ou seja, a aparência visual é a mesma mas com materiais diferentes. Os dourados, pretos e rosa continuam a dar vida a este espaço, conferindo-lhe conforto e elegância.











