Por Luís Pedro de Abreu
Com tempos difíceis como os que o mundo vive, a Tânia e o Ricardo cederam um apartamento que tinham a uma família ucraniana refugiada, no entanto o apartamento não tinha o conforto necessário. Tal como a causa do Querido é mudar a vida de tantas famílias, esta é a causa deste casal. Numa altura em que ninguém fica indiferente a guerra na Ucrânia, descobrimos a candidatura de um casal que nunca recusa ajudar o próximo e que arranjou esta forma de ajudar.
Este apartamento é numa cave que, só por si, é associado logo problemas de humidade e a falta de conforto era visível. São 5 divisões (4 quartos e uma sala) e hall comum a todos os quartos. Foi um projecto grande e ambicioso, por isso o Querido chamou todos os decoradores para darem ajuda na obra.
É uma casa que hoje acolhe uma família, mais tarde pode acolher outra ou até mais que uma ao mesmo tempo. Foi então neste sentido que Luís Pedro conduziu o projecto para todas estas eventualidades, criando quartos que tanto dão para crianças como para a adolescentes, e ainda acrescentou berços. Foi transformada numa casa polivalente em que, nem tudo pode ser preciso de imediato, mas para o futuro ficou completa. Foram escolhidos tons pastel para trazer mais conforto.
Na sala, uma das paredes foi forrada com gesso cartonado, no entanto não da altura total da parede para visualmente quebrar a sensação do pé direito demasiado alto. O papel de parede aplicado sob este gesso cartonado é a imitar palhinha, quase inócuo e intemporal, uma mancha agradável sem se tornar marcante ou cansativa. Esta divisão foi pintada num tom mais escuro, terracotta, para fechar o ambiente e deixá-lo mais cozy. O nosso decorador procurou criar aqui uma zona de maior conforto, mais decorada e calorosa.












De paredes brancas e decoração cor-de-rosa este é um dos quartos deste apartamento, preparado com alguma arrumação e zona de estudo.





O quarto maior da casal, e o quarto de casal. Um quarto com bastante arrumação e ainda conta com uma zona com berços. Uma outra parede forrada a gesso cartonado foi a parede da cabeceira deste quarto onde foi criada uma boiserie em cinzento.















Neste quarto, um quarto duplo de tons bege e de madeira, foi criado um lambrim de madeira que encurta a sensação de pé alto.











Outro quarto individual que cumpre com os requisitos que um quatro de juvenil pede, de pormenores em tons de amarelo e madeira para dar algum carácter a este espaço de base branca.






Os Queridos não puderam deixar de dar um novo ao hall de acesso a todos os quartos e verde foi a cor que invadiu este espaço.


