Por Ana Antunes
Este projecto surge de uma forma diferente dos outros. A LEROY MERLIN, em resposta a uma situação de pandemia global, criou a Operação Retribuir, um projeto que promove a acção de solidariedade e que visa em simultâneo agradecer aos colaboradores e aos profissionais de saúde. Contudo, quiseram ir mais longe e estar ao lado de uma associação cujo trabalho incidisse sobre a prevenção e apoio à saúde. A escolha da Associação Médicos do Mundo, uma Organização Não-Governamental de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento, recaiu sobre o enorme impacto do seu trabalho.
Neste espaço vão trabalhar 14 pessoas e, Ana Antunes a nossa decoradora, achou essencial para o projecto criar zonas com uma dinâmica e orientação diferentes. O facto do pavimento da zona da entrada e da copa ser diferente do resto do espaço acaba por, apesar de ser um espaço amplo e aberto, criar a diferenciação de zonas.
A base de inspiração para o projecto deste espaço foram os co-work, uma tendência actual de espaços de trabalho. O co-working é um movimento que promove o trabalho em conjunto e aqui fazia todo o sentido aplicar este termo no projecto. O espaço foi dividido em zona de entrada, copa e zona de refeições, uma sala de trabalho geral, uma sala de reuniões e um gabinete da direcção.
Em termos de materiais e decoração os escritórios de co-work são sempre espaços onde a mistura de materiais mais orgânicos ou no seu estado natural como a madeira, o cimento, materiais reciclados e o ferro ou os metais convivem numa necessidade de contraste com elementos que trazem a natureza para dentro do espaço e por isso estes espaços têm sempre muitas plantas.
Embora não seja num estilo demasiado marcado alguns apontamentos no espaço têm uma abordagem mais industrial.
Na sala de reuniões implementou-se um ambiente um pouco mais sério e formal com uma parede de fundo de impacto com o elemento de destaque iluminado sobre a mesma.
A entrada deste espaço era uma zona muito importante e criou-se duas paredes com impacto, uma do lado direita onde temos um jardim vertical e alinhado em frente temos um painel de contraplacado marítimo com o mapa-múndi onde tem a frase que é o lema dos Médicos do Mundo.
Neste espaço surge uma copa com todas as funcionalidades necessárias. O preto encaixa neste contexto contemporâneo e é complementado com o papel de parede que surge inesperadamente e que nos transporta imediatamente para outro ambiente; os verdes e as plantas são uma característica nos espaços de cowork que ajudam a reduzir os níveis de stress e ansiedade.
Divisórias visuais surgem no espaço como elementos imponentes que nos ajudam, no caso da copa a definir um prolongamento da mesma, e na zona de trabalho como painel divisório.