Querida Sofia Dias

Por Sofia Dias

“Casas de banho com ou sem banheira?

Todos nós em algum momento já nos vimos confrontados com a decisão de deixarmos banheira na casa de banho ou trocar por uma base de duche. A realidade é que a decisão depende de 3 fatores: o estilo de vida, o agregado familiar e claro, o espaço existente.

No nosso dia-a-dia são muitos os pedidos para remodelar as casas de banho, e arriscaria dizer que 90% dos nossos pedidos tem banheira e que 90% das vezes a decisão é remover a banheira e colocar uma base de duche. Por norma adia-se esta decisão por se pensar que para remover a banheira se torna necessário alterar o layout existente do espaço e é de facto um engano.

Como em tudo, a evolução acontece, e o que era correto há 20 anos hoje pode já não fazer sentido e as casas de banho são um bom exemplo desta evolução. Com a ajuda técnica estuda-se a melhor forma de tornar as casas de banho práticas e fáceis de usar no dia-a-dia.

Mas vamos passar à prática, remover uma banheira dá trabalho sim, mas no final o ganho é substancial. A troca para a base de duche implica alterar rede de água, porque a altura da torneira no duche é mais alta, e alterar também o esgoto que na base de duche fica dentro do pavimento. Depois tem de se escolher revestimentos para forrar as paredes porque ao retirar a banheira as paredes ficam “rotas”, significa que não existe revestimento por trás. No fim escolhe-se uma divisória de duche para evitar a saída das águas para o exterior e já está.

Com esta pequena alteração ganham uma casa de banho mais prática e geralmente mais espaçosa. Sim, porque com a alteração podem ainda relocalizar os outros equipamentos e todo o espaço fica mais funcional.

Então, ainda tem dúvidas que retirar a banheira vale a pena? Acredite, é possível e vale muito a pena.”

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.