Por Rodolfo Galvão
A candidata, Luísa Moura, candidatou-se ao Querido para renovar a sua sala que considera ser antiquada e fria, que acaba por a deixar deprimida. Então o pedido foi feito no sentido de ter uma sala mais moderna e com um espírito mais jovem, tal como ela.
Rodolfo Galvão, o nosso decorador, percebeu desde logo que os maiores objetivos eram modernizar o espaço, delinear as zonas, organizar os elementos e acima de tudo mudar a energia que cá existia e fazer com que finalmente se sintam bem e usufruam do espaço em conjunto com a família e os amigos.
Havia duas zonas que eram para manter, a zona de estar e a zona de jantar. Para tornarmos este espaço clássico mas ao mesmo tempo moderno, como a candidata nos pediu, tínhamos que começar por tapar todo o azulejo que percorria a sala. Este lambrim de azulejo foi todo tapado com placas de gesso cartonado.
De forma a modernizar a lareira e enquadrá-la no novo espaço, colocámos uma caixa na parte superior e na frente baixa com placas de gesso cartonado antifogo.
As cores escolhidas foram essencialmente o branco e o azul, e alguns pormenores em cor-de-laranja que fazia contraste com as cores base e trazia mais alegria. O branco torna o ambiente mais luminoso, contemporâneo, intemporal e proporciona ao espaço frescura e modernidade.
O papel de parede às riscas azuis escuras e entra na divisão como uma das bases para a decoração. As riscas são associadas ao clássico mas são também utilizadas em ambientes contemporâneos e provençais, ou seja, fazia todo o sentido fazerem parte desta remodelação. Em todo o espaço o papel é aplicado com as riscas na vertical, à exceção da lareira, que é aplicado na horizontal para dar o toque ousado tão característico de Rodolfo.
Optou-se por uma iluminação indirecta, com vários pontos espalhados pela divisão e retirou-se os pontos de luz do teto de forma a evitar suspensões que pudessem visualmente cortar a sensação de uma maior amplitude.