Por Luís Pedro de Abreu
Fátima Santos candidatou-se ao Querido para tentar renovar a cozinha da sua mãe que, desde que enviuvou e por motivos de saúde, encontra-se a viver em casa da filha. No entanto todos os dias fala na sua casa e de como gostaria de lá voltar a viver.
É uma cozinha de uma casa de campo tradicional que engloba, além da cozinha, um espaço de refeições e sala de estar. É uma zona onde a família se costumava reunir e que se encontrava desactualizada, gasta e pouco funcional.
Luís Pedro percebeu que a divisão estava condicionada em termos de layout, devido às três zonas já predefinidas. Então aqui o grande desafio era criar um espaço mais funcional e moderniza-lo tendo sempre em conta a disposição que tinha que ser mantida.
Nesta divisão o nosso decorador utilizou apenas a cor branca, visto que a cor será depois aplicada através do mobiliário e da decoração.
Na cozinha, a grande alteração é a sua organização, quisemos tornar a cozinha mais funcional. Ficámos com uma bancada de lavagens e outra de confeção, aumentando assim também as zonas de trabalho. Como casa de campo que é fazia todo o sentido os móveis da cozinha serem de madeira escura, que nas suas linhas direitas encaixa na perfeição na decoração do espaço.
O pavimento escolhido foi o mosaico, visto tratar-se da cozinha e da sala de uma casa de campo necessitava de um material adequado a uma divisão está em ligação com o exterior.