Por Teresa Pietra Torres
Mais uma nova divisão, na verdade duas, dois quartos infantis. A candidata deste episódio, Maria Moreira, pediu ao ’Querido’ que renovasse os quartos dos seus filhos, estes com idades de 8, 4 e 2 anos. Os dois mais novos dividem um dos quartos e foi para tentar adaptar os quartos às diferenças de idade decidiu candidatar-se.
Um dos quartos é maior que o outro e, Teresa Pietra Torres, a nossa decoradora, percebeu desde logo que fazia sentido o quarto partilhado ser o maior. Em suma, o projecto consiste em decorar e pintar os quartos e, principalmente, organizar com arrumação adequada de forma a criar ambientes com harmonia.
Ambos os quartos têm cores marcantes nas paredes, tornarmo-los devidamente organizados e muito harmoniosos, com elementos masculinos, adequados às idades e pensados para o futuro.
No quarto do filho mais velho, colocámos um lambril em pinho na parede maior e depois de aplicado pintámo-lo de cinzento, a cor predominante. Para que o quarto não ficasse tão escuro as paredes restantes e o tecto foram pintadas de branco, criando assim um maior contraste. O tampo da secretária e as prateleiras que a acimam foram pensadas e feitas à medida para este espaço.
No quarto que é partilhado pelos dois irmãos mais novos, a cor que marca o ambiente é o verde. A cor é aplicada através de papel de parede texturado sem padrão. Este é colocado até 1.50m de altura a partir do chão, para criar a ideia de uma cabeceira que abrange as duas camas. Para rematar o papel de parede colocámos um discreto bite.
A parede oposta foi pintada num tom verde acinzentado e a estante da mesma cor. A ideia foi que a estante se misturasse na parede e não tivesse tanto destaque. O resto do quarto é branco.
As camas foram colocadas de uma forma diferente do habitual e foi criada cabeceira que separa as duas camas.
Na varanda liga os dois quartos, por ser um espaço de reduzidas dimensões, criou-se uma área de estudo com uma secretária com dois lugares, assim os quatros providenciam mais espaço para brincar.
Era um local sem uso, frio, sem conforto e sem graça, por isso a nossa decoradora optou por colocar um pavimento cerâmico dinâmico e divertido às riscas. Sendo um espaço tão pequeno é possível arriscar e colocar um pavimento mais ousado.